COMPARTILHE

A moda – nacional e internacional – frequentemente se surpreende com o surgimento de novos talentos. E, para incentivar que eles aflorem cada vez mais cedo, é essencial a realização de iniciativas organizadas, que incentivem o desenvolvimento criativo dos que estão em início de carreira.

O “Brasil Fashion Designers – Sudeste” é uma delas. Criado com o objetivo de revelar ao cenário fashion nacional a genialidade das criações de jovens designers, o concurso, que é um dos eventos paralelos da Tecnotêxtil Brasil 2011 -Feira de Tecnologias da Indústria Têxtil, apresentará o desfile com as coleções desenvolvidas por 10 estudantes finalistas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Participaram do concurso alunos e egressos dos cursos de moda dos quatro estados do sudeste brasileiro. A grande final do “Brasil Fashion Designers – Sudeste” será realizada durante desfile que acontece no dia 12 de abril, às 20H30, no Expocenter Norte – Pavilhão Amarelo.
Ricardo Gomes, coordenador do concurso e gerente de projetos especiais da FCEM, declara: “Nosso objetivo é incentivar o talento criativo e, ao mesmo tempo, promover uma maior integração entre todos os elos da cadeia, desde profissional de criação até o técnico responsável pela produção.”
Os finalistas do “Brasil Fashion Designers – Sudeste” são: Bruna Abreu (Belo Horizonte- MG), Domitila de Paulo (Belo Horizonte – MG), Iara Mari (Belo Horizonte – MG), Julia Falcão (Rio de Janeiro – RJ), Marcela Pankowski (São Paulo – SP), Maurício Somenzari (São Paulo – SP), Renato Raga (São Paulo – SP), Samanta Fachinelli (São Paulo – SP), Seika Yamada (São Paulo – SP) e Thiago Felipe (São Paulo – SP). Eles foram selecionados através de croquis elaborados com inspiração no tema “A Arte de Arthur Bispo do Rosário”. Os estudantes pesquisaram a história, a vida e a obra do artista, conhecido mundialmente. Sua obra mais famosa – o manto de apresentação – foi a grande referência de trabalho para os jovens estilistas.
Das 10 coleções que serão apresentadas, duas são masculinas, cinco femininas e três são mistas.

Premiação
O vencedor do “Brasil Fashion Designers – Sudeste” receberá uma série de prêmios importantes para impulsionar sua carreira no cenário fashion. Um deles é uma viagem de pesquisa de moda em Berlim, oferecida pelo Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira) e uma visita à ‘Bread & Butter’, também na capital alemã, a mais conceituada feira de moda jeanswear do mundo.
O vencedor receberá também uma licença do software de criação Audaces Idea Full pelo período de seis meses. Um dos dez finalistas terá a oportunidade de participar do projeto “Ponto Zero”, uma parceria da Casa de Criadores com a ABIT /Texbrasil e Mercado Mundo Mix.
O “Brasil Fashion Designers – Sudeste” é realizado pela FCEM, apresentado pela Audaces e conta com o patrocínio das seguintes empresas: ADAR Tecidos, Cedro Textil, Vicunha Têxtil e Tavex e apoio de Cardenas, boneca Susi da Estrela, be hype, Prefeitura do Rio de Janeiro, Museu Bispo do Rosário, Bispo do Rosário 100 anos e INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Conta com apoio institucional de ABEST – Associação Brasileira de Estilistas, Texbrasil – Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Sobre a ‘Tecnotêxtil Brasil”
Realizada pela segunda vez na capital paulista, a Tecnotêxtil Brasil reúne a cada dois anos, diversos dos mais importantes fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de tecnologia da indústria têxtil, nacional e internacional, apresentando ao mercado as principais inovações e tecnologias em maquinários e acabamentos – de máquinas de corte a aviamentos e etiquetas.
A programação da edição 2011 da Tecnotêxti Brasil destaca uma série de eventos paralelos, além do “Brasil Fashion Designers – Sudeste”, que poderão ser acompanhados pelos visitantes. Um time de conceituados profissionais ministrarão palestras sobre diversos temas durante o seminário tecnológico, organizado pela Associação Brasileira de Técnicos Têxteis.

Sobre a FCEM
A FCEM – Feiras, congressos, e empreendimentos, é uma empresa especializada na promoção e realização de feiras técnicas e comerciais. A empresa atua em regiões que apresentam alto potencial de desenvolvimento, contribuindo para a aceleração do crescimento desses pólos ao reunir empresas com interesses comuns. Além da Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias da Indústria Têxtil, cuja próxima edição acontece entre os dias 12 e 15 de abril, a empresa também é a realizadora da Maquintex – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para Indústria Têxtil, em Fortaleza/CE e a Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, em Blumenau/SC. Todas as feiras da FCEM são bienais.

Serviço:
Brasil Fashion Designers Sudeste – Final
Data:
12 de abril de 2011
Horário: 20 horas
Local: Expocenter Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Pavilhão Amarelo
Vila Guilherme, São Paulo (SP)
www.brasilfashion-d.com.br/
www.tecnotextilbrasil.com.br