Tecnologia da Confecção – Criação e Desenvolvimento de Produto

Maquina-de-corte-4-110 (1)
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Para criar ou desenvolver um produto,  os profissionais têxteis e da moda, este último sendo o estilista, deverá estar encarregado de atualizar seus conhecimentos sobre as tendências da moda e também sobre as características e estratégias da empresa em que trabalha, para assim desenvolver modelos que sejam de fácil comercialização, dando atenção ao design e escolha dos tecidos.

A tecnologia tem sido uma grande aliada neste processo. Apesar de ainda serem criados no papel, hoje em dia os desenhos cada vez mais contam com a ajuda de computadores especializados, com sistema chamado CAD.

Este sistema cria desenhos e também a modelagem de tamanhos de tecidos com otimização das perdas, diminuindo restos de tecidos cortados. Uma economia e tanto.  As vantagens deste sistema englobam redução de tempo e de custo de mão-de-obra.

Sobre cortes de tecidos

O processo de corte nos tecidos ao longo do tempo, passou por diversas transformações. Somente no final dos anos 70, surgiram novas tecnologias e técnicas para o processo do corte, como o corte a laser, desenvolvido para a indústria.

O corte automático utiliza sistemas que não necessitam de trabalhadores no processo de desenvolvimento da tarefa. Para as máquinas de corte, é necessário que alguém possa operá-las, algumas delas é preciso centralizá-las e encaixá-las corretamente com auxilio do sistema CAD.

A costura ao longo do tempo, evoluiu bastante e a tecnologia facilitou muito a produção das indústrias têxteis através de gerações.

A 1°geração era composta apenas de máquinas de costura simples e rudimentares. Na 2°geração, as máquinas passaram a ser dotadas de acessórios para corte de linha, posicionamento de agulha e arremates, tudo de forma automática. Na 3°geração, surgiram máquinas semi-automatizadas controladas por microprocessadores. Na 4°geração, as operações se tornaram totalmente automáticas, geralmente dispensando operadores e segue este padrão hoje em dia. Nos próximos posts falaremos um pouco mais sobre o processo da tecnologia na costura.

Share and Enjoy

Responsável pelo ECommerce e Mídias Sociais da empresa Sun Special Comércio e Representação Ltda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− quatro = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

More in Diversos, Máquinas de Costura, Moda (276 of 289 articles)