COMPARTILHE

O segredo de uma roupa que chama à atenção, são os detalhes. Seja no corte, na própria costura e principalmente, nos acabamentos. Entre eles, está a bainha, para calças e saias. Uma bainha bem-feita demonstra bom gosto e deixa a roupa mais valorizada. Veja como você mesma poderá fazer isto, nas suas roupas ou de sua família.

Em primeiro lugar, você deverá marcar onde deverá ficar o comprimento de sua calça ou saia, de acordo com a sua altura. Uma dica é vestir a roupa já com o calçado para ver o tamanho real. Marque esta dobra e prenda com alfinetes. Alinhave, para não sair do lugar na hora de costurar.  Se for uma outra peça, estenda-a sobre uma superfície, como uma mesa, e marque o tamanho desejado. Passe à ferro para fixar a marcação.

Ao começar a costura, que geralmente é à mão, fixe seus olhos no tecido, e não na agulha e linha. Só assim fará um acabamento reto, evitando que a bainha se deforme ou se curve. Se for usar a máquina, segure o tecido com as duas mãos para evitar que escorregue.

Se for fazer bainha em saias, você terá que ver quanto de tecido está excedente, ou seja, quanto você vai precisar diminuir do comprimento da saia antes de começar a costurar. Faça marcas no interior da saia com um lápis.

Agora prenda o tecido para dentro da saia, a borda deverá encontrar-se com a linha que você marcou. Para costurar, a linha deverá ser da mesma cor do tecido da saia ou uma cor aproximada. Evite que seja uma cor totalmente diferente, pois poderá ficar aparente. Procure deixar o mais invisível possivel a costura.  Para finalizar, arremate costurando no mesmo ponto cinco vezes. Depois disso, corte o fio e pronto, já terá finalizado sua bainha. É bem simples.