COMPARTILHE

 

Muitos estão em busca de uma estabilidade na vida, ou empreender seu próprio negócio. São pessoas que já estiveram empregadas, mas que agora sonham em montar algo em que realmente gostariam de trabalhar. São muitos os segmentos que podem ser investidos. O desenvolvimento da economia brasileira tem facilitado muitos a abrir sua própria empresa. As facilidades de crédito, orientações mais esclarecidas, cursos, minicursos sobre gestão empresarial, alguns oferecidos pelo SEBRAE tem sido um incentivo à mais para pessoas iniciarem suas micro ou pequenas empresas. Uma das áreas que tem tido muito sucesso e sido bastante procurada por investidores, é a de vestuário e moda.

Se você sabe costurar e faz com perfeição, cria, customiza, faz peças sob medida, conhece pessoas que também seguem esta mesma profissão e acredita que pode fazer disso um empreendimento, já pensou em montar seu próprio atelier de costura?

Em primeiro lugar, você deverá tomar algumas medidas. Deve ir à Junta Comercial mais próxima de sua casa, ou na Receita Federal a fim de obter o CNPJ, um documento parecido com o CPF, só que para identificar sua empresa. Um documento de pessoa jurídica. Depois, deverá ir na Prefeitura de sua cidade para pedir um alvará de funcionamento. Após este passo, você deverá ir até uma agência da Caixa Econômica para cadastrar seu estabelecimento. Com toda a parte burocrática tendo sido feita, você deverá agora organizar o espaço para comportar seu maquinário.

O espaço deverá ser bem arejado, para evitar que os fiapos das roupas que se soltam sejam inalados, causando problemas de saúde. Deverá ter espaço suficiente para além do material, comportar Máquinas de Costura Domésticas, Overloques, que servem para acabamento das peças, e Máquinas Industriais,  que dão mais agilidade se você for vender seu produto para confecções. O local deverá ter também  um espaço discreto para os clientes poderem provar as roupas.  Com estas dicas, tenha certeza de estar em um bom caminho para ser bem sucedido em seu novo empreendimento.