COMPARTILHE

Quando tomamos a decisão de iniciar um curso, sempre pensamos como serão as etapas. Na área de costura, a ansiedade para se aprender logo e já sair costurando é comum, mas devem ser seguidos todos os passos necessários, e o melhor curso nesta área é aquele que ensina o passo a passo completo.

Para que o aprendizado seja total, todas as etapas devem ser seguidas, sem pular nenhuma. É importante, por exemplo, seguir à risca a parte da modelagem. É impossível fazer uma roupa bem-feita, sem antes ter feito um molde da mesma.

Uma característica que o aluno ou aluna de corte e costura deve ter é a paciência, pois nas várias etapas, como tirar medidas, desenhar moldes, cortar e costurar é necessária esta qualidade, para que saia tudo perfeito. Os cursos também podem ser capazes de profissionalizar o aluno (a), tornando-o(a) capaz de trabalhar em fábricas ou até mesmo em grandes indústrias.

Nestes cursos, o aluno inicia costurando em pequenas peças de retalhos antes de partir para uma peça de roupa completa. Este ensinamento ajuda a direcionar e aperfeiçoar melhor a costura. Os alunos são orientados a costurar em várias formas, como arredondadas, retas, quadradas, tornando-o hábil e ágil no manuseio da máquina de costura.

Depois é ensinada a parte de colocação do zíper, bolsos e botões.  Quando já está um pouco mais avançado nestas etapas, o aluno aprende a manusear a Overloque, máquina que ao mesmo tempo em que costura, dá o acabamento e recorta o tecido que fica em excesso. Por isso toda a atenção e aprendizado no manuseio nunca é demais, pois se perder um pedaço da peça que não deveria, não tem mais volta.

Estas são apenas algumas etapas que você irá conhecer no seu curso. Procure instituições sérias, que ofereçam cursos passo a passo, as várias etapas da costura. Só assim você sairá realmente capacitado para exercer esta profissão tão importante e exigida nos dias de hoje. Procure após o curso, aperfeiçoar-se cada vez mais. Tenha certeza que o profissionalismo junto com a vocação te fará um dos melhores profissionais, que será com certeza abastante requisitado.