COMPARTILHE

Usar uma máquina de costura não é algo tão difícil quanto parece. O básico de máquinas de costura são sempre os mesmos, não importa o modelo que você use. Para treinar a coordenação motora, utilize sempre pequenos pedaços de retalho até você começar a ter segurança para peças maiores. Veja aqui um passo a passo básico através de fotos para facilitar sua compreensão de como iniciar um trabalho com máquinas de costura.

Primeiro de tudo, posicione a máquina em uma mesa, à sua frente. Depois coloque uma cadeira para que você fique confortável e na altura correta. Não ligue ainda a máquina na tomada.

Instale a agulha de forma segura. Ela possui dois lados, um boleado e outro liso, reto. Existe um buraco na máquina, onde deve ser enfiada a agulha. O lado reto deve ficar para trás e colocado neste buraco. Depois de inserir a agulha, aperte o parafuso indicado de forma que ela fique segura. Veja as fotos:

Identifique o calcador, que é um pequeno objeto em forma de ski, que é onde deve manter preso o tecido. Um básico deverá já vir instalado na máquina, como mostra a foto abaixo:

Encontre a alavanca do calcador e pratique levantando e abaixando o pé-calcador.

Sobre a bobina: A máquina usa duas fontes de fio, um fio superior e um inferior, armazenado em uma bobina. Veja abaixo como ela deve ser colocada:

Passe uma tesoura entre o calcador e chapa para puxar ambos os fios para cima.

Ligue a máquina. A maioria das máquinas de costura têm uma lâmpada embutida, o que facilita muito o trabalho de preparação para a costura. O interruptor da fonte será geralmente no lado direito ou atrás da máquina, se houver. Algumas máquinas não têm um interruptor separado, às vezes vem embutido.

Conecte o pedal na máquina também. Coloque o pedal em um lugar confortávelpara seus pés.

Agora é só começar a praticar. Pratique em algum pedaço de retalho primeiro. Escolha um tecido simples para a sua primeira experiência de costura. Evite tecidos de malha ou com elástico, pois são mais difíceis de lidar. Prefira os de algodão, que pode ser retirado de uma camisa velha, pedaço de lençol, etc.

Fonte e imagens: Wikihow