fabrica de roupas

Fábrica de roupas – Como organizar o ambiente de trabalho

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Para você que acabou de montar sua empresa de confecção ou seu ateliê de costura, a distribuição física do local deve ser bem organizada, a fim de facilitar o deslocamento de funcionários, de material e também para que visualmente fique harmoniosa.
É bastante comum no mesmo local, comportar facções de costura, estamparia, bordados, modelagem, corte e acabamento. Para organizar melhor estes espaços, encontramos algumas dicas para ajudar você a organizar por setores o seu maquinário e material:

Sala de pesquisa e desenvolvimento de produto

Esta sala deve ficar perto dos setores de estoque de materiais e da produção que irá desenvolver peças piloto. Há empresas que unificam estes dois setores.

Sala de Encaixe e Risco

Este setor deve sempre ser disposto perto da sala de corte dos tecidos, pois o risco é ligado aos cortes dos tecidos, que devem ser considerados pela largura para a otimização no rendimento de matéria-prima.

Estoque de materiais

Devem ser dispostos em duas divisões diferentes: uma para o estoque da matéria-prima, que são os tecidos, e outra para estocar aviamentos  que serão utilizados em diferentes etapas da produção. Deve também ficar perto do setor de Preparação para a Costura.

Mesa de Corte

A Mesa de Corte deve ter o tamanho necessário para caber todos os produtos para o corte. Deve ser proporcional ao tecido que será cortado. Exemplo: se sua empresa vai produzir sobretudos de 1,20m de consumo e tamanhos P,M,G, a mesa deverá ter comprimento médio de 9,80m, com enfesto de 3,60m e altura de mais ou menos 1,00m. A largura deve ser de acordo com o tipo de tecido, com folga de 20cm para o apoio da máquina de corte.

Máquinas de Costura

A distância entre as máquinas deve ser de tal forma que a costureira possa passar o serviço de uma para outra sem precisar se levantar, o que poderia ser perda de tempo, além do cansaço. O arranjo pode ser em linha ou em célula de manufatura, fica à cargo da empresa decidir entre estas opções.

Mesa para Limpeza das Peças

A limpeza de sobra das linhas e demais refugos da costura, deve ser feita em uma mesa perto da saída da costura. Durante esta etapa, também é feito o controle de qualidade das peças. Deve-se evitar o acúmulo destas e caso seja constatada alguma deformidade, deverá ser corrigida imediatamente.

Passadoria

Esta mesa deverá ser instalada após a limpeza, com aparelhos de passar à vapor e vácuo. Deve-se passar as peças umedecidas e logo após, secá-las pelo vácuo.

Embalagem

Logo após a passadoria, deve ser feita a embalagem ds peças, sempre em fluxo contínuo a fim de não haver acúmulo.

Sala de Expedição

Esta sala é a que irá receber o produto pronto para ser fechado e encaminhado para pedidos. O setor deve estar organizado para que os produtos sejam facilmente identificados, o que facilitará na hora da entrega e faturamento.

Este tipo de gestão é muito importante tanto para grandes indústrias, quanto para pequenas e médias confecções. É importante dar atenção aos setores e ao treinamento de funcionários, interligando-os para melhor facilitar a interação. Com isto tenha certeza de estar economizando em tempo e em qualidade tanto no processo de fabricação, quanto o de despachamento de seus produtos.

Share and Enjoy

Responsável pelo ECommerce e Mídias Sociais da empresa Sun Special Comércio e Representação Ltda.

2 thoughts on “Fábrica de roupas – Como organizar o ambiente de trabalho

  1. Olá Rogério! Bom dia! Muito com seu Post, parabéns! Tenho uma dúvida que na verdade voce deverá até rir…, mas não si o que é “célula de manufatura”. Voce pode me explicar como é essa disposoção? Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


dois + = 7

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>