COMPARTILHE

Hoje em dia, as máquinas de costura são itens indispensáveis, não só para quem é profissional, mas para qualquer pessoa. Para quem não é do ramo, é importante aprender pelo menos o básico de como manusear uma máquina, a fim de poder fazer pequenos reparos em sua roupa. Encontramos alguns passos sobre como fazer procedimentos simples à máquina, que ficam com melhor acabamento e são realizados em menos tempo, do que feitos à mão.

Como pregar botões à máquina:

É muito simples pregar um botão à máquina. Primeiramente, coloque a sapatilha própria para pregar botões, que geralmente vem junto com a máquina de costura. O ponto deve ser em costura reta.  O comprimento deve ser selecionado na posição 0. Coloque o tecido e o botão, ambos sob o pé do calcador. Abaixe o calcador.  Posicione a agulha do lado esquerdo e gire o voltante manualmente até posicionar a agulha no furo esquerdo do botão. Faça alguns pontos para segurá-lo e depois selecione o ponto em ziguezague. Gire o volante de modo que a agulha entre nos furos sem bater no botão. Faça mais alguns pontos no ziguezague e depois arremate com costura reta. Para botões que tem quatro furos, o procedimento é o mesmo, só que deve ser feito duas vezes, em cada furo.

Pregando Zíper:

Assim como as dos botões, há uma sapatilha própria para zíperes. Coloque a máquina em costura reta, com comprimento do ponto em 2,5. Antes de alinhavar o zíper, marque a posição correta com uma caneta ou marcador próprio. Alinhave o zíper entreaberto. Coloque a sapatilha na posição esquerda e comece a costura, do lado esquerdo do zíper. Só depois, alinhave o outro lado, o direito, realizando mesmo procedimento.

Como fazer uma bainha invisível:

Antes de começar, pegue o tecido que irá trabalhar e faça uma costura em ziguezague na borda para que não desfie. Escolha o comprimento desejado e  dobre a barra. Coloque a peça pelo lado avesso e faça uma outra dobra. Esta deverá ficar voltada para o lado direito.

Na máquina, utilize a sapatilha própria e selecione o ponto bainha invisível. Coloque a sapatilha bem na borda do tecido e costure. A agulha deverá entrar na borda. Utilize sempre a linha da mesma cor do tecido.