COMPARTILHE

8 de Março é o dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma história que aconteceu curiosa e fatidicamente no segmento da indústria têxtil, no início do século passado.

Esta época foi marcada por reinvindicações das mulheres, durante um Congresso Internacional de Mulheres Socialistas no ano de 1910, para justamente criar um Dia Internacional para elas, que lutavam pelo direito de votar.  Mas isto só aconteceu somente algum tempo depois, no dia 25 de Março de 1911.

Devido à falta de segurança nas instalações, ocorreu um incêndio em uma fábrica de camisas, a Triangle, em Washington, Nova York.  Durante a tragédia, morreram cento e vinte e nove trabalhadoras,  entre elas, jovens imigrantes italianas e judias.

Este dia passou então a ser inesquecível e marcante, visto que apenas mulheres estavam no local do fato ocorrido, tornando então um dia para lembrá-las pela sua luta e sacrifício, como de fato o Dia Internacional da Mulher, que posteriormente foi modificado pela ONU, em 1975, para o dia 08 de março.

Hoje em dia, o Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente,  sempre lembrando a luta de todas por melhores condições de vida, de salários  e de trabalho, especialmente àquelas trabalhadoras relacionadas às atividades têxteis.

À todas as mulheres, a Sun Special deseja um feliz Dia Internacional da Mulher!