COMPARTILHE

Empresas têxteis do Brasil e outras especializadas em jeans se reuniram em uma palestra chamada  “Universo Denim e Tendências de Lavagem” para discutir as tendências e padronagens do tecido para o próximo verão 2013.

Eles apresentaram na ocasião, o tipo de consumidor em que se basearão as novas tendências, como os Novos Culturalistas, que valorizam padrões étnicos, Hedonistas Democráticos, que buscam mais a sofisticação e Adoradores da Realidade, que baseiam suas tendências no “agora”.

O jeans é um tecido que sempre está presente no guarda-roupa das pessoas já por décadas e está em evolução constante. E para esta nova temporada que virá, os que serão mais procurados são os seguintes tipos:

Tie-dye: Um tipo de jeans manchado, com aplicação em spray ou tingimento. É bastante comum em artesanato, onde se ensina a criar diversas padronagens e formas assimétricas.

Jeans desfiado: É a tendência para o “grunge”,  o jeans desgastado, o que dá um toque mais envelhecido à peça.

Jeans futurista: Este modelo virá com cortes a laser e perfurados.

Jeans texturizado: Alguns destes jeans virão com revestimentos que lembram o couro,  outros plastificados ou aspecto molhado, que permitem diversas utilizações e estilos.

Texturas leves: Tendência que tem por característica as fibras sintéticas sofisticadas.

Jeans com aparência de linho: Tecidos que imitam a fibra natural, este jeans virá com tramas abertas e mais visíveis.

Jeans pálidos: Tendência dos anos 90 que está de volta, é o tipo de jeans quase sem coloração.

Jeans colorido: Tem tudo a ver com o verão, este jeans trará cores intensas e sintéticas.

Jeans com brilho: Considerados de luxo, estes tipos de jeans terão texturas futuristas e cores metalizadas.

Tingimento ombré: Tipo de jeans que utiliza dois tipos de tons, em vários contornos.

É uma tendência que trará muito dos anos 90, haverá muitas estampas, tapeçaria e peças artesanais costuradas ao jeans.  Também estampas camufladas estarão em alta.