COMPARTILHE

A venda pela Internet já é uma realidade nos dias atuais. A maioria das empresas que oferecem produtos, já tem a sua loja virtual, o que facilita bastante o processo de compra e venda, pela comodidade e facilidade em encontrar produtos. Os brasileiros já são os que mais compram pela internet e os itens mais vendidos segundo pesquisas, são as roupas. Este segmento tem ultrapassado a venda de livros.

São mais de 50 milhões de pedidos feitos em lojas virtuais, destes,  7% se destinam aos setores de moda e acessórios, de acordo com pesquisas feitas pela WebShoppers e já ocupa o quinto lugar, ultrapassando setores de livros e revistas.  Anos atrás, ocupava o 26º lugar.

O que influenciou esta mudança foi o aumento de tamanho de roupas, bem como mudanças de padronagens. Outra influência foi também a chegada de grandes lojas na web, como por exemplo a Dafiti, que já teve no ano passado 73 milhões de acessos à sua loja.

Os trunfos do e-commerce, de acordo com proprietários de cadeias de lojas, é reunir grande volume de produtos em um só endereço eletrônico. Outro, é levar o alcance destas lojas para locais como o Nordeste, onde não há muitas lojas de grifes como estas.

Muitas empresas faturam milhões em diversos países somente com suas lojas virtuais, como a Netshoes que tem seu público também na Argentina e México.

No Brasil o e-commerce cresceu muito, chegando a R$ 18,7 bilhões em 2011. Houve apenas uma queda de 30% por conta da greve dos correios.