COMPARTILHE

A indústria têxtil não cansa de inovar em tecnologia. Desta vez, a novidade é um tecido que vem com bateria geradora de energia. A bateria é feita em folhas finas, com espessura que se assemelha à do couro, e que podem ser cortadas.

As “roupas inteligentes” ou “roupas eletrônicas”, como são chamadas pelos cientistas, são feitas a partir de tecidos confeccionados com a nova tecnologia. Inclusive estudiosos já desenvolveram transistores de algodão, que são a base destes novos tecidos.

A novidade promete o máximo de portabilidade, inclusive sendo possível criar com este tecido, uma camisetaPad, que é um modelo de camiseta que precisaria ser carregada por baterias flexíveis, que já estão sendo desenvolvidas por engenheiros canadenses.

A estrutura destes fios serão mais grossos do que os normais, a fim de serem incorporadas as baterias que acionariam um conjunto de LEDs embutidos nos tecidos da roupa.

De acordo com um dos desenvolvedores, Dr. Skorobogatiy, a capacidade das baterias é surpreendente. As “roupas de segurança”, possuem energia suficiente para alimentar um desfibrilador. Eles ainda estão vendo como resolver o único inconveniente, que é a bateria não poder ser lavável.

No momento, outra tecnologia na área têxtil está sendo pesquisada para alimentar justamente estas roupas eletrônicas e outros aparatos portáteis, os nanogeradores, que ainda têm potência muito baixa para serem capazes de alimentar aparelhos como celulares ou tablets, que é um dos objetivos da nova invenção.

Quer saber mais sobre tecidos inteligentes? Acesse a leitura AQUI