COMPARTILHE

A sustentabilidade e o eco-fashion estão cada vez mais tendo destaque no mundo da moda. Isto tem acontecido devido ao fato de que grandes e importantes grifes estão aderindo ao movimento. Hoje em dia as empresas  se preocupam em não usar recursos naturais de forma predatória e estão aliando à sua produção e costura ao design, a tecnologia e a ecologia e ainda tentando fazer com que consumidores apreciem e usem roupas feitas com diversos tipos de materiais.

Os tecidos orgânicos como o algodão e a juta, devem estar livres de pesticidas, visto que o algodão consome grande parte dos inseticidas do mundo. Para que o cultivo seja o mais natural possível, agricultores utilizam a água reciclada.

As roupas produzidas com material reciclável são as mais interessantes do ponto de vista do consumidor. Entre os materiais em que são feitas, estão as garrafas PET que são transformadas em tecidos como o jeans, o pneu, que são transformados em solados de sandálias e sapatos. Os acessórios podem ser vistos na forma de bijouterias feitas de madeira e outros materiais naturais, as biojóias.

Conheça alguns materiais que são utilizados atualmente na produção de moda orgânica:

Algodão 

Devem ser cultivados livres de pesticidas ou fertilizantes e 100% orgânicos, com tingimento natural.

A Fibra do bambu

É um tipo de planta que cresce rápido e que se renova de forma impressionante. Ele reproduz-se rapidamente, em abundância e sem uso de fertilizantes, além de ser bactericida, com fibra macia e biodegradável. Uma roupa feita da fibra do Bambu é regulada de acordo com a temperatura, sendo peças bastante frescas para se usar em épocas de calor e quando o clima está frio, ela aquece.

Roupas feitas com Garrafas PET

A fibra feita a partir do plástico reciclado é bastante resistente, porém o tecido é bastante macio, o que o torna ainda mais confortável em combinação com o algodão.

Juta

Parecida com o linho,  o cultivo e colheita da Juta não causa impacto ambiental e é bastante fácil para manter, sem usar agrotóxicos, além de ser biodegradável.