COMPARTILHE

Cuidar dos tecidos de suas roupas proporciona maior durabilidade às peças. Mas como fazer isto, será que todos devem ter cuidados iguais ou diferentes para cada tipo de fibra? Verifique sempre com atenção as etiquetas de suas roupas e siga as instruções que estão impressas. Algumas precisam ter o cuidado de serem lavadas à mão, já que à máquina poderia estragá-las. Outras informam para não passar à ferro. Siga sempre estas orientações.

Veja alguns dos principais tecidos e os cuidados que você deve ter para que suas roupas durem por mais tempo:

Tecidos em Acetato:  São fibras mistas, para dar um bom caimento à roupa. São fáceis para lavar, porém é preferível lavar em água fria. É um tecido frágil apesar de tudo. Evite espremer com força, pois pode danificar a fibra. Para passar, use ferros com baixas temperaturas e sempre pelo lado avesso, para que não fique com aspecto brilhoso.

Tecidos de algodão:  São tecidos confortáveis, porém tem o problema de encolher. Observe atentamente as instruções de lavagem para evitar encolhimentos.

Linho: O linho é também uma fibra natural. Utilize na lavagem os produtos certos. Muitas vezes uma lavagem à seco resolve.   Passe à ferro também pelo lado avesso.

Tecidos em poliéster: Podem ser lavados com água morna. Para passar, tire-as quando estiverem quase secas, ainda úmidas. Passe em temperatura baixa, pois o ferro muito quente pode derreter a fibra, deixando o tecido deformado.

Seda: Alguns tipos de seda podem ser resistentes à lavagem. Porém outros podem enrrugar ou encolher também na lavagem. Se possível lave à mão. Uma dica é usar shampoo de bebê para lavá-las, são ótimas opções, porque tem baixa acidez. Não utilize secadoras em tecidos de seda. Para passar, coloque a peça pelo avesso.