COMPARTILHE

Mais uma novidade da tecnologia chinesa – o jeans autolimpante.  Os cientistas chineses Mingce Long e Deyong Wu trabalharam para desenvolver um jeans que remove manchas, bactérias e cheiros somente ao ficarem expostos à luz solar.

O novo produto ainda não está à venda, mas testes em laboratório tem dado ótimos resultados, e o seu desenvolvimento já foi relatado à American Chemical Society.

O procedimento para a limpeza do jeans autolimpante é o seguinte:  com somente duas horas debaixo do sol, a roupa fica completamente limpa, sem a necessidade de usar água e sabão. Mas mesmo assim, ele pode ser lavado e secado à máquinas comuns, apenas não foi testado o sabão em pó.

Todo este trabalho é de responsabilidade da nanotecnologia. Através dela, foi desenvolvido um composto à base de dióxido de titânio, adicionadas minúsculas partículas de prata e iodo, isto é o que acelera e possibilita a autolimpeza.

No entanto, não foi relatado e nem especificado sobre a temperatura que seria ideal para que a higienização da roupa ao sol fosse levada a ser completada.

A novidade do jeans autolimpante é especialmente promissora para países tropicais, em lugares onde se tem bastante sol, como no Brasil. Não seria muito adequado a venda para países com pouca luminosidade, como Inglaterra ou na Noruega, onde o sol quase nunca aparece.

Outros projetos de jeans autolimpante já tiveram início anteriormente. Porém, a iniciativa dos estudiosos chineses de agora tem mais relevância porque a novidade é usar somente a luz solar pura, ao contrário dos outros projetos, que para ativar a autolimpeza, era necessário fazer uso da luz ultravioleta, o que não seria prático e nem seria fácil para a maioria da população seguir.

Está sendo aguardado para breve este mais recente lançamento, que promete revolucionar.