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A maneira como você se veste diz muito sobre você, sua posição e sobre suas intenções.  Durante os últimos 30 anos, o Brasil aumentou sua preocupação com a aparência. Muitas empresas tendem a ser rigorosas e conservadoras neste sentido e isto reflete sobre o que as pessoas usam. Para os homens, o terno é a principal vestimenta para reuniões formais.

A maneira como você se veste tem que cumprir a sua posição: no Brasil, é um senso comum de acreditar que um gestor deve usar um terno, ou que uma secretária deve ser bem vestida. No geral, existe a idéia de que se você está bem vestido, você merece ser respeitado. Daí a importância de estar atento a cada detalhe da vestimenta quando for se apresentar para ocasiões profissionais formais.

Veja algumas dicas de como se vestir para negócios.

Ocasiões formais – homens:

– Use ternos, mas evite coletes ou relógios de bolso.
– Verifique se sua camisa está limpa e o terno bem passado
– O terno não deve ser folgado ou apertado.
– Prefira cores escuras

Ocasiões formais – mulheres:

– Use ternos (tailers) ou vestidos femininos e elegantes
– Acessórios devem ser discretos e de boa qualidade.
– Mantenha o cabelo preso. Algumas empresas não veem o cabelo solto como
muito adequado para uma reunião de negócios.
– Manicure aconselhável

Para ocasiões casuais, não muito formais – homens:

– Ternos devem ser evitados, calças, camisa e cinto são suficientes
– Não fechar a camisa até o topo, pois dá a impressão de muita formalidade.
Também não se deve deixar a camisa aberta, mostrando pelos do peito

Para ocasiões casuais, não muito formais – mulheres: 

– Não usar jeans em nenhuma hipótese. Utilize saia ou calças sociais.

Tenha cuidado com os acessórios: os homens devem evitar relógios caros e mulheres devem evitar jóias extravagantes, até mesmo para evitar roubos. Seguindo estas dicas, você estará sempre confortável ao se vestir para negócios.