avental de tecido

Como Fazer um Avental de Cozinha

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

avental de tecido

Um avental é uma peça bastante importante numa cozinha e em outros departamentos. Muitas vezes é dispensado pelas donas de casa, pela correria do dia a dia na hora de preparar algum alimento, acaba por ficar esquecido em algum lugar do armário. Mas a verdade é que esta peça é essencial, não só para cozinhas, mas para quem trabalha com arte, em lojas infantis ou em um atelier de artesanato, pois sua finalidade evita que sua roupa fique manchada devido algum respingo de molho ou outra substância, como tinta, que até mesmo poderá ser difícil de sair ou deixar sua roupa permantemente inutilizada.

Há diversos tipo à venda em lojas, com modelos variados, mas saiba que você mesma poderá economizar bastante se fizer o seu próprio avental. Veja agora algumas dicas de como fazer um avental de cozinha, que também pode servir para outras finalidades:

É preciso escolher um bom tecido primeiro.

Os modelos comuns são os que lembram uma jardineira e os “meio corpo”, que lembram a parte da frente de uma saia.
O melhor tecido para costurar um é o tergal, que é 100% poliéster. Este é bastante utilizado por copeiras, cozinheiras e para outros trabalhos que não mexam com água e outros líquidos.

Para quem trabalha com itens como carne ou açougue, o melhor tecido é o brim, por ser mais incorpado. Alguns modelos contém um revestimento de plástico, para proteger da humidade.

O que você vai precisar

Como fazer

Se tiver um avental no mesmo modelo que pretende fazer, use-o como molde e desenhe-o com lápis ou caneta.

Se não tiver um avental para servir de modelo, desenhe-o primeiro, ou pegue um molde na internet. Se for preciso fazer ajustes de acordo com o seu corpo, redesenhe o avental com os devidos ajustes e recorte. A largura padrão é de 0,50 cm e o comprimento 0,70cm. Corte duas tiras de 10 cm de largura X 1,40 ou 2,20, conforme a largura do tecido adquirido. Costure todo comprimento e vire para o lado direito com auxílio de um alfinete. Corte ao meio e reserve para aplicar como alças do avental. Forre o tecido com o lado direito para baixo. Coloque o molde sobre o avesso do tecido e desenhe o contorno com giz de costura ou lápis.

  1. Corte o avental.
  2. Aplique viés em volta do bolso bordado ou pintado.
  3. Aplique o bolso no local mais indicado e aplique o viés em toda a volta.
  4. Aplique o viés em toda a volta do avental.
  5. Pregue 2 tiras nas beiradas do “peito” do avental para servir de alças. Elas podem ficar soltas para que a pessoa amarre atrás do pescoço ou no caso do avental ser usado sempre pela mesma pessoa, vale fazer alça fechada no pescoço com uma costura à máquina ou com um nó.
  6. Prenda 2 tiras nas beiradas do avental na altura da cintura para ser amarradas atrás.

O avental está pronto.

6716461451 9bef5b26ab Como fazer um avental de tecido

 

Share and Enjoy

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>