COMPARTILHE

Patchwork é o tipo de trabalho com costura feito de retalhos.  A técnica une vários pedaços de tecidos que não servem mais a nenhum propósito, uma reutilização de diversas padronagens.  Estas são as que ficam “por cima”, ou seja, o que fica à mostra no trabalho. Dentro, são acolchoados com manta acrílica e um tecido de fundo. A costura deste material chama-se Quilting, que significa “acolchoamento“.  Para ficar mais harmoniosa a combinação, o artesão faz um planejamento para escolher as estampas que se assemelham em cores e tipos de tecidos.

Outra atenção que é dada neste tipo de arte, é o corte. Na hora de cortar o tecido, verifique os tamanhos, que deverão estar iguais, nem maiores e nem menores, para que na hora da costura, o resultado saia perfeito.

Mas antes de começar a trabalhar com o Patchwork, você deverá primeiro juntar materiais que você poderá encontrar em armarinhos, lojas de tecidos e aviamentos em sua cidade ou até mesmo em lojas virtuais do ramo. Estes incluem máquina de costura, agulha, tesoura, linha, fitas métrica, os tecidos: forro, retalhos e manta acrílica, moldes e desenhos.

A criação:

Vai depender de sua criatividade desenvolver diversas peças com a técnica. Muitas coisas podem ser feitas com Patchwork, como colchas de retalhos, capas para almofadas, lençóis, toalhas para mesas, enxovais para bebês, para casamentos, peças e acessórios para roupas, como cintos ou reformas de roupas, para dar uma reavivada. Muitos criam também quadros com Patchwork, peças com isopor, inserem novas técnicas, há uma infinidade de tutoriais na internet que ensinam a arte.

Cuidados durante o trabalho com Patchwork:

  • Prefira tecidos como algodão.
  • Antes de utilizar, lave-os com sabão neutro, seque e passe à ferro.
  • Corte do tamanho  ideal para o trabalho
  • Costure sempre de forma progressiva, com linha 1/4

Vá experimentando formas e modelos variados. Quanto mais fizer trabalhos com este tipo de artesanato, mais sua criatividade e habilidade irão se desenvolver.  Aprecie, presenteie e venda sua arte! Tenha certeza de que é um trabalho bastante valorizado.

Veja um trabalho bem diferente e criativo com Patchwork, no vídeo abaixo: