COMPARTILHE
Site da imagem: Richard.com.br

As estampas não são usadas apenas em roupas femininas. Para os homens, elas tem se tornado cada vez mais frequentes em desfiles de moda e no dia a dia. A tendência para o próximo verão de 2013 são as roupas masculinas estampadas. Foram apresentadas no último Fashion Rio diversas padronagens que estamparão camisas, sungas, bermudas, calças, blazers e camisetas para o público masculino.

Elas vem em cores fortes, com tendência para a estampa digital e de folhagens, fazendo uma excelente combinação com calças de cor preta ou branca.

A estampa digital já tem 20 anos, mas antigamente as roupas masculinas estampadas eram limitadas, devido ao trabalho que dava serem produzidas, pois exigia manufatura do desenho, produção de fotolitos, tintas e por fim a impressão. Com os avanços da tecnologia e da fotografia digital, as impressões podem ser feitas hoje em praticamente qualquer tipo de tecido e qualquer imagem ou desenho podem ser utilizados no processo.

Mascas de luxo como Gucci, Prada e Givenchy aderiram à nova moda e foram as primeiras a utilizar as estampas, o que possibilitou a disseminação da onda para roupas masculinas. Suas coleções tiveram lugar de honra em lançamentos.

Entre as principais imagens utilizadas, e que foram lançadas no Fashion Rio, foram estampas de fundo do mar, folhagens, pássaros, estampas multicoloridas e distorcidas, lembrando os anos 70, bem como as estampas tribais, que já são comuns para o verão.

A utilização da nova moda deve ser combinada sempre com peças de cores neutras.  O lado negativo da nova onda, é que são fáceis de serem repetidas, acabando por saturar o mercado, fazendo com que a tendência termine cedo. Para quem pretende seguir, é importante comprar poucas peças apenas para variar o guarda-roupa, sem investir grandes somas de dinheiro.

As estampas masculinas serão muito mais bem aproveitadas em moda praia, com as sungas, que segundo algumas empresas, como a Blue Man, terão maior aceitação do público masculino do que as bermudas.

O calçado correto para utilizar com as roupas  estampadas são chinelo, tênis ou mocassim sem meias.