COMPARTILHE

Então você gosta de moda? Aprecia tudo que envolve desenhos de roupas, costuras, desfiles e etc? Se você está em busca de uma profissão, Estilismo pode ser uma opção.

O que é ser um(a) Estilista

Estilista é a pessoa que desenvolve modelos, estilos de roupas. Mas o universo da profissão envolve também outras coisas, como penteado, maquiagem, acessórios e etc.

O profissional desta área deve ter muita criatividade, estar sempre atualizado sobre tendências da moda, ter conhecimentos da cultura mundial, preservando as particularidades de cada país. Deve obter conhecimentos sobre tecidos, modelagem, acabamento e saber costurar. Podem trabalhar com contrato em empresas ou como autônomo. O Salário chega a uns 3 mil reais ou mais dependendo da localidade ou do nível de conhecimento e estudos.

Carcterísticas de um Estilista

Sensibilidade
Visão de projeto
Concentração
Criatividade
Método
Ser responsável

Formação necessária

Alguns estilistas conhecidos e famosos não fizeram cursos, seguem de forma autodidata seu trabalho. Mas hoje em dia é valorizado bastante a questão dos estudos.  Há diversos cursos superiores na área, enfatizando o estilismo e moda, bem como a modelagem. O tempo varia de 4 a 5 anos. As disciplinas principais são: Estética, História da Indumentária, Sociologia, Modelagem, Criação, Projeto Visual, Teoria do Design, Marketing e outras. As aulas são compostas de aulas práticas, trabalhos manuais e aulas teóricas.

Principais atividades do Estilista

elaborar projetos de coleção

pesquisar público-alvo

desenhar modelos para roupas e também acessórios

trabalhar em conjunto com costureiras, orientando projetos e acabamentos

planejar desfiles, bem como escolha do local, toda a decoração e tema.

Mercado de trabalho

É um mercado bastante amplo, o setor têxtil brasileiro é um grande empregador tanto da área do Estilismo diretamente, quanto de outros profissionais ligados à logística, gerência e planejamento de produtos e serviços ligados à moda.