medium_530099937

Costurar pode ser uma profissão, um hobby, uma terapia, uma fonte de renda extra ou até mesmo a fonte de renda principal.

Mas não importa se você é iniciante ou profissional de costura, todos os que trabalham nesta área apreciam algumas dicas úteis para o dia a dia. A costura é um trabalho que precisa antes de tudo, dedicação para atingir os objetivos e organização, para ter tudo sempre à mão e agilizar o seu serviço.

Para iniciantes é sempre aconselhado montar um kit de costura básico. É importante ter sempre consigo este kit, levar na bolsa, caso você precise trocar um botão ou outra emergência qualquer. Saiba agora algumas dicas e ideias de costura e veja quais os itens principais que não podem faltar em seu kit:

– Botões de várias cores e tamanhos diferentes
– Agulhas com diversas espessuras, pois de acordo com o tecido, se ele é mais grosso ou mais delicado, a escolha da agulha correta  para o trabalho é essencial.
– Linhas de várias tonalidades
– Tesouras de costura, para corte e alinhavo
Alfinetes
– Dedal
– Fita métrica
– Régua de costura
Miudezas: zíperes, ilhoses, colchetes, etc.
– Retalhos
– Uma bolsa ou estojo para comportar tudo isto.

Segredos

Para um bom trabalho diário, facilite a sua vida. Sempre que terminar de costurar, deixe uma ponta de linha presa na agulha e guarde-a em uma almofada própria ou carretel de linha. Assim ficará mais fácil de achá-la.

Para remover a ferrugem das agulhas desgastadas pelo tempo, use esponja de aço.

Sabia que você pode substituir a tradicional almofada para alfinetes por uma barra de sabão? O sabão lubrifica as pontas, ajudando na costura dos tecidos mais pesados.

Se você já tem uma roupa gasta e que também não tem condições de ser doada para reutilização, antes de se desfazer dela, retire tudo que se pode aproveitar para ser usado em outras peças novas, como botões, zíperes, rendas, apliques e etc.

É bastante útil usar um pedaço de imã na sua caixa de costura. Assim se torna mais fácil encontrar qualquer item de metal, principalmente agulhas.