COMPARTILHE

medium_804644905

As roupas em estilo Tie Dye, que lembram os anos 70, já era utilizada há muito tempo atrás na Ásia, em especial, no Japão, há mais de 6.000 anos. Outros países como a Indonésia e o Peru também utilizam bastante a técnica ainda, que é usada para tingir somente certas partes de um tecido sem afetar as demais.

Vejamos mais sobre roupas tie dye – dicas para quem quer se aventurar.

Para dar o efeito Tie Dye, são utilizados nós, amarrações, torções e costuras. Com isto, vão se criando efeitos incríveis.

Para fazer experiências neste campo, se você ainda não sabe muito sobre a técnica, pode iniciar utilizando camisetas antigas, que você já não usa mais.

Como fazer:

– Com camisetas que você já não usa, comece a fazer vários testes. Assim, você treinará bastante antes de fazer um trabalho para si mesmo para usar ou profissional, para comercializar.

– As cores das camisetas terão um melhor resultado se escolhidas as mais claras. Assim se tornarão mais visíveis os efeitos do trabalho.

– Faça um breve estudo das cores e suas misturas. Neste trabalho ocorre uma mistura de cores, ter em mente quais delas combinam, trarão um melhor resultado. Por exemplo, uma camisa azul com corante verde, o resultado será uma cor arroxeada.

– Não é obrigatório somente usar corantes. É possível usar chás. Fica algo mais natural e sem produtos químicos. Chás como os de maçã e hibiscus, que tem uma tonalidade avermelhada, são ideais. Os de camomila, dão uma tonalidade bege. E os chás verdes e outros de origem japonesa, tons esverdeados.

– Tenha sempre em atenção aos materiais que irá utilizar e medidas de segurança. Mantenha produtos químicos longe de crianças e animais. Cuidado com o fogo. As cores podem escapar da peça, portanto encontre um lugar onde se possa fazer “sujeira” de tinta. Evite fazer isto perto de carpetes ou outra área da casa que possa ser prejudicada. Trabalhos artesanais sempre são valorizado. E quem sabe se aperfeiçoando nesta técnica, possa até mesmo vender seu trabalho? Pessoas gostam de coisas originais e peças com Tie Dye, automaticamente já dão este toque.