COMPARTILHE

blusa-moda-feminina-outono-inverno-2010

Como começar a costurar suas próprias blusas

As blusas nunca devem faltar no guarda-roupa feminino. Podem ser de diversos modelos, cores, estampas e detalhes. Podem ser blusas próprias para o verão, ou somente modelos casuais. Há também blusas sofisticadas, mais indicadas para a noite.

Hoje, com a facilidade de encontrar tecidos e aviamentos, e também contando com a criatividade das modistas e estilistas, pode-se ser achado diversos modelos nas lojas. Mesmo assim, uma tendência crescente são as mulheres costurar suas próprias blusas. Muitas tem preferido comprar o tecido e investir na criação de desenhos de modelos e costura de peças. A costura é considerada um trabalho artesanal e pode ser bastante gratificante, bem como também lucrativo. Abaixo seguem algumas diretrizes para você dar o passo inicial e saber como costurar suas próprias blusas. Não deixe também de procurar cursos na área para cada vez mais aperfeiçoar a técnica e fazer modelos cada vez mais elaborados.

1) Primeiro, é preciso definir o modelo da blusa. Por enquanto, prefira as mais simples, sem mangas ou golas. As mais elaboradas, deixe para fazer quando tiver mais experiência. Procure revistas de moda ou de corte e costura que já vem com moldes em papel.

2) Vá em busca de escolher o tecido. Procure diversas cores e estampas para criar algo diferente. Prefira tecidos como algodão, se for em época mais quente. Tecidos mais grossos são mais apropriados para o inverno.

3) Pegue o molde e coloque sobre a frente do tecido. Prenda com alfinetes contornando a peça para fixá-la. Marque 2 cm além do contorno e corte com a tesoura sobre esta marcação. Faça o mesmo procedimento para as costas da blusa.

4) Coloque-os frente e verso um sobre o outro, com o tecido do lado direito. Prenda com alfinetes e comece a costurar as laterais da blusa. Faça um acabamento de acordo com sua criatividade, na gola, nas cavas dos braços e na barra.

Existem máquinas de costura que fazem diversos tipos de acabamento. Algumas fazem acabamentos bordados. Faça diversos tipos para deixar sua blusa com um toque único e personalizada