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Uma interessante pesquisa feita pelo Senai-Cetiq (Centro de Tecnologia da indústria Química e Têxtil) vai acabar com todos os problemas relativos às dificuldades que muitos enfrentam na hora de comprar roupas: achar o tamanho certo.

O Senai está realizando um estudo antropométrico dos brasileiros para padronizar a modelagem das confecções, respeitando as características de indivíduos de cada região. Acabaram os problemas de encontrar o seu tamanho ideal. Há regiões, como o Sul e Sudeste do Brasil, onde as pessoas tem uma estatura e dimensão maiores do corpo, enquanto que em outras regiões, como o Norte e Nordeste, as características mais comuns da maioria das pessoas é ter uma estatura menor.

Aqui no Brasil, a maioria das grifes não seguem a Norma NBR 13.377, que é a de Medidas do Corpo Humano para Vestuário e Padrões Referenciais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A falta desta padronização, causa muitos prejuízos aos confeccionistas, e também causa transtornos ao consumidor que perde tempo tendo que experimentar diversas roupas antes da compra.

Para Flávio Sabra, gerente de estudos e pesquisas do SENAI-CETIQT, uma falta de padronização neste sentido, causa muita insegurança no consumidor. A medida vai beneficiar principalmente  as vendas via internet, onde os compradores muitas vezes tem dúvidas de comprar determinada peça .“No Brasil, não há um padrão definido. Muitas vezes a marca usa uma modelagem maior, para que o consumidor se sinta psicologicamente magro”, explica.

Sobre o estudo:

Já está finalizada a primeira parte desta pesquisa, onde foram usados voluntários, que através do uso de fitas métricas e um questionário, foram coletados dados. Já na segunda fase, está no momento sendo usado um Body Scanner, que é uma máquina que faz uma leitura do corpo para captar com precisão mais de 100 medidas do corpo humano.

Os dados obtidos através deste estudo só deverão ser concluídos em 2014, e poderão ser utilizadas em diversas análises, atendendo não só às necessidades dos consumidores como também interesses comerciais específicos.