our-process-user-first

O que seria uma confecção textil sustentável?

Nos últimos anos muito se tem falado sobre sustentabilidade, mas o que realmente é sustentabilidade?

Se trata de conseguir meios ecológicos que não causam danos ao meio ambiente e que possam sanar a necessidade das  empresas e consumidores.

As confecções já tem se preocupado com isso e hoje existem empresas que são preocupadas com o meio ambiente, usam em sua matéria primas fios que são produzidos com a garrafa Pet, chamado de malha pet que usam em confecções de camisetas de polyéster como uniformes esportivos, algodão reciclado de panos que são desprezados e fios que são feitos de retalhos de outras confecções, e podemos citar até a Eurofios que trabalha com esse tipo de fabricação, que resulta fios de boa qualidade que resultará em uma ótima peça de roupa.

Responsabilidade ambiental é o segundo item mais visado em uma empresa depois de responsabilidade social. Além de contribuir para que não haja mais poluição, a reciclagem é criadora de novos empregos e de uma sociedade que se preocupa com o lugar onde vive.

Ela também conquista novos consumidores e cria uma perspectiva de um futuro melhor  para geração que explora recursos que possam ser utilizados e adquiridos por todos. A energia solar, o biocombustivel, a malha feia de garrafa pet, entre outras  invenções que ajudam tanto na preservação do meio ambiente deveriam ser mais utilizadas e vista com bons olhos pelas empresas que ainda não aderiram ao movimento “verde” que tem se tornado comum entre as empresas, e consumidores. Pode-se notar isso nas ecobags que já são vendidas por diversas empresas, são bolsas que são produzidas com algodão reciclados e que promovem a idéia da reciclagem.

Mas para que todas as empresas se adequem é necessário que haja mais que preocupação, infelizmente é necessário fiscalização e normas a serem seguidas, pois como sempre nem todos estão preocupados com o meio ambiente e com suas causas e efeitos, mesmo que isto cause percas e danos irreparáveis. E se você ainda não sabe muito bem como funciona e quais são suas opções com sustentabilidade e esta a fim de participar, faça uma pesquisa pela web e você se surpreendera com as opções  que você pode utilizar desde matéria prima até o produto final. Vale a pena conferir!