COMPARTILHE

img

A costura para algumas pessoas é um hobby ou uma espécie de terapia ocupacional, porém para outras é uma profissão da qual se pode tirar seu sustento. Seja qual for à finalidade pra qual se costura é preciso aprender os mais variados tipos de roupas e tecidos com os quais é possível criar novas peças.

O modo de costurar se modifica principalmente no que diz respeito aos tipos de tecidos, pois cada um exige uma costura diferente, uma vez que existem panos extremamente sensíveis e delicados enquanto outros são resistentes e difíceis de costurar. Confira abaixo como costurar malha.

1. Em primeiro lugar para costurar uma peça usando malha é preciso colocar na sua máquina agulhas específicas para este tipo de tecido. Leia o manual de recomendações da máquina e verifique que tamanho de agulha ela é indicado.

2

Depois de colocar as agulhas corretas para a máquina, faça um molde da roupa que pretende costurar ele pode ser feito em um papel ou mesmo em um pano que não se usa mais.

3

Em seguida pegue a malha estique sobre uma superfície plana sem deixar nenhum friso. Com a tesoura corte seguindo as medidas e formatos do molde, porém deixe alguns centímetros a mais do tecido, pois na hora de costura pode ser que sejam necessários novos ajustes.

4

Vire a malha ao avesso, coloque-a embaixo das agulhas em posição de costura, ajuste a máquina modificando-a para o nível flexível que é ideal para costurar este tipo de tecidos. Ligue o aparelho e depois estique bem a malha, pois com ela é flexível e até certo ponto elástica, qualquer ponto errado pode estragar o formato da peça.

5

Faça pontos de ziguezague que são mais indicados para fixar o fio na peça, puxando a malha para frente e para traz quando necessário. Até dar o formato da roupa conforme foi desenhado no molde. Quando terminar um lado da costura vire o tecido para outro lado e continue costurando seguindo os mesmos pontos.

6

Após finalizar esta etapa, pegue a tesoura e recorte cuidadosamente as sobras da malha que eventualmente tenha sobrado. Corte de modo que ainda reste tecido suficiente para fazer o acabamento da peça.

7

Para fazer o arremate da roupa feita em malha utilize pontos duplos em seqüência, se for uma calça faça isso na barra e cós. Caso seja um vestido ou blusa realize este procedimento na barra, no colarinho e nas mangas da peça.

8

Para finalizar faça o ultimo arremate com o fio para que ele não se solte. Vire a roupa de malha para o seu lado normal e pronto ela já pode ser usada ou vendida.

 

Fonte: Assim se Faz