COMPARTILHE

factum-01

O Processo da Produção de Calçados

O processo da produção de sapatos de couro e dos calçados com materiais sintéticos possuem graus de complexidades diferentes.

O processo produtivo dos calçados em materiais sintéticos tem produtividade superior e grau de complexidade de produção menor se comparado aos calçados em couro, que tem seu processo produtivo considerado por muitos, semi-artesanais e com sérias dificuldades de automação.

Os calçados femininos e masculinos sofrem constantes influências das tendências de moda e comportamento, necessitando uma constante adaptação no processo produtivo e também em recursos humanos, atualização de tecnologia e etc. Os calçados masculinos, não exigem das empresas uma demanda de flexibilidade tão grande quanto os calçados femininos.

Os calçados de menor complexidade e pouca sofisticação, em geral necessitam de menos investimentos e enfrentam barreiras menos resistentes no mercado. Calçados de maior valor agregado, maior complexidade e sofisticação necessita maiores investimentos e enfrentam fortes concorrências e barreiras mais efetivas.

São cinco as etapas para a produção de calçados que podem variar dependendo do segmento do modelo a ser produzido. Estas etapas incluem:

O Design e Modelagem são as etapas de maior importância, pois são nestas que os projetos são concebidos e nascem. O design tem influência das revistas de moda, catálogos, feiras, exposições, internet e todo tipo de pesquisa ao redor do mundo.

Mais recentemente, os equipamentos CAD (Computer Aided Design) bi e tridimensionais vêm sendo utilizados para criar modelos a partir de informações estruturais digitalizadas e visualizadas no monitor, possibilitando uma precisão e agilidade muito maior na tarefa de modificação e criação de novos modelos.

Os atributos finais dos calçados como a beleza, estilo, conforto, durabilidade entre outros, dependem das habilidades e criatividade do Designer e da competência do Modelista, além da forma como estes conseguem interagir com as outras etapas do processo produtivo, inclusive com os Departamentos de Vendas e Marketing.

Veja no vídeo uma idéia de como é o processo produtivo dos sapatos de couro. Pode ser um pouco incômodo o barulho das máquinas durante a apresentação, mas é só abaixar o volume, pois a importância está em mostrar a mão de obra e complexidade na confecção de um calçado de couro, e assim você vai poder valorizar ainda mais os seus sapatos.