COMPARTILHE

Na questão da Tecnologia Têxtil, avanços científicos estão atualmente sempre presentes, e junto com outros elementos da química orgânica e termoelétrica, tem trabalhado para criar tecidos cada vez mais sofisticados.

Desde 2008 esta tecnologia tem avançado e criado protótipos de roupas geradoras de energia sustentável, que informam o nível de poluição e, até mesmo, as que são à prova de água, fogo e raios UV. São roupas que ainda não estão sendo comercializadas em grande escala.

Algumas usam nanoestruturas complexas, enquanto outras são feitas até mesmo com seda de aranha.
Veja, abaixo, alguns protótipos de roupas e sua finalidade:

Energia sustentável

Roupas com energia sustentável já estão presentes em vários protótipos. Até a NASA aderiu à ideia, investindo num projeto liderado por estudantes para a criação de uma roupa que gera energia a partir de movimentos do corpo humano (veja foto acima).

Para insônia e estresse

Sim, existem prototipos de roupas até mesmo para acabar com a insônia. Tendo em vista que a  sociedade moderna vive num ambiente de estresse, para o bem-estar de todos, algumas roupas também foram criadas para analisar o sono e níveis de tensão. São roupas criadas pelo projeto europeu Context. O projeto visa a utilização de um sensor flexível e resistente, capaz de detectar a tensão e o estresse em tempo real.

Roupas anti-poluição

Um grupo de jovens resolveu fazer uma camiseta que mostra, visualmente, a poluição em cada ambiente. Com a Sinais de Alerta (foto acima), os designers chineses Nien Lam e Susan Ngo exibem o nível de monóxido de carbono presente no ar a partir da mudança da cor da estampa da camiseta. As estampas variam do rosa, considerado limpo, para o cinza, impuro.

Mau Odor na Roupa

A camisa Otoko Kaoru (acima), é do Japão e foi criada por uma empresa que promete que seu produto evita o cheiro do suor liberado pela pessoa. A camisa usa micro cápsulas rosas perfumadas na gola que, ao entrarem em contato com a pele, liberam uma fragrância agradável.

 

Auto-limpantes

Essa é ótima para quem tenta remover manchas das roupas. O pesquisador Walid Daoud criou um tecido com nanopartículas de dióxido de titânio, que oxida a mancha com a ajuda de água e luz ultravioleta. A matéria orgânica presente na roupa é “quebrada” e limpa, deixando a fibra do tecido intacta.