Quando se começa a costurar,  há muitas dúvidas com respeito aos tecidos, e de como comprar pelo nome. Há uma veriedade deles no mercado, é preciso começar a comprá-los para aprender os nomes de cada um. Tenha certeza que com o tempo, só de olhar, você já saberá que tipo de tecido uma pessoa está usando.

Por enquanto, veja revistas de moda, veja etiquetas das roupas, observe a textura, entre em contato com outras costureiras mais experientes e comece a comprar você mesma seus tecidos para aprender também a perceber quando um tecido é de boa ou má qualidade. Há diferença também de acordo com o fabricante e a composição.

Veja abaixo os tecidos mais popularmente usados nas costuras das roupas das estações da Primavera e Verão:

Crepe

300493_1_20120924161943

Existem diversos tipos de crepe: o crepe chiffon, crepe de seda, crepe georgette, entre outros. A maioria deste tecido é mais fácil de ser encontrado em lojas mais refinadas. O crepe é excelente para costura de vestidos e blusas,  porque são tecidos mais leves e soltos. Pode ser usado também para fazer blusas de mangas longas frescas para o verão.

Chiffon

e1eff172cb71689de420a74f320daede

O Chiffon é um tecido bem fluido, comumente usado em vestidos de festa. É um pouco transparente, é muito importante usar com forro por baixo. Você nota pelas camadas e também percebe que é um tecido muito leve. Há vários tipos de chiffon, um deles, o mais usado é o chiffon de seda.

Renda e Organza

blusas-de-renda-clara

A renda não necessita de explicações, é bastante conhecida. Dá um ar romântico nas roupas, também é preciso tomar cuidado com a transparência. É preciso de forro para proteger o que deve estar coberto. Não cai muito bem usar uma blusa de organza de mangas longas e uma camisetinha de alcinha por dentro. Você estará vestida como se estivesse somente com a camiseta, é assim que as pessoas irão perceber. Assim, encontre uma peça que fique bem por baixo da renda, da peça inteira, para você se sentir à vontade.