COMPARTILHE

A Valorização do Trabalho Artesanal

Nos dias atuais, vivemos em uma época do consumismo desenfreado da moda, dos chamados “fast-fashion”, provenientes de grandes mercados como os da China e de Bangladesh, que tem trazido muitas consequências terríveis, como a escravização da mão-de-obra, de indústrias que mantiveram suas funcionárias por assim dizer “encarceradas”, tendo por consequência, tragédias desastrosas, com incêndios onde morreram centenas de mães de família. É preciso parar para pensar nas consequências da ganância.

Atualmente, lentamente, está havendo uma retomada de consciência, ao mesmo tempo destes acontecimentos desagradáveis, gradualmente vem surgindo  um movimento no sentido contrário, uma valorização do único e duradouro, sem que isto signifique gastar tudo que você ganha.

Não falando somente de moda, mas de uma tendência de consumo em geral onde se valorizam pessoas, as relações humanas duradouras e sinceras, a boa convivência, o tempo com a família, coisas corriqueiras, simples mas com grande significado nossas vidas. É ainda uma busca da verdadeira felicidade. Muitos não acreditam que isto esteja realmente acontecendo. Mas se estamos indo  a passos lentos,  quanto tempo levaria para alcançarmos a plenitude disto?

Ainda em muitos lugares do mundo, o artesanato continua forte, gerando renda para diversas famílias, a contar pelo Nordeste do Brasil, um lugar rico neste segmento. Falando de outros mundos mais distantes, a Itália, que fabrica os mais finos sapatos, a maioria de forma artesanal. Claro, atualmente há a produção industrial, com máquinas de costura modernas, por causa da demanda, mas os que valorizam o trabalho feito à mão, constroem peças raras.  No filme, ao fundo pode-se ver o trabalho de várias pessoas, mas os detalhes é que mais encantam, como a funcionária passando seu batom no meio da jornada ou ou artesão observando os campos de trigo.

É sobre esta idéia que um belo filme lançado por Charlotte Olympia, de origem inglesa / brasileira, um excelente curta-metragem, vem mostrar: a produção artesanal de um de seus clássicos sapatos na Itália. A música é um espetáculo à parte, para quem aprecia o bom gosto, a cultura e o trabalho artesanal.

Para uma reflexão a respeito da vida e da arte, assistam ao vídeo abaixo:

Made in Italy – a fashion film for Charlotte Olympia from Forever on Vimeo.