ternos-masculinos-600x420

Um dos maiores problemas que os homens encontram na hora de comprar um terno é a estatura. Quem é muito alto ou muito baixo sempre se deparam com peças que acabam por acentuar defeitos ao invés de ressaltar as qualidades. Quem tem estatura mediana também sofrem para encontrar roupas, pois estas são as que mais vendem e esgotam-se em um piscar de olhos. Tanto para os baixinhos quanto para os altões, existem alguns truques para deixar a silhueta mais proporcional sem muito esforço, principalmente quando falamos em ternos. Veja abaixo como você poderá encontrar o melhor terno de acordo com a sua estatura.

Para os baixinhos

Quem é baixinho, pode optar por um tecido com padrão de risca de giz, mas aquelas riscas bem fininhas ou chalkstripe (com a linha falhada, parecendo um traço de giz mesmo). Como sabemos, os riscos verticais criam a ilusão de alongamento da silhueta e dão a impressão que você é mais alto do que na realidade. Escolha ternos slim fit, com um paletó e com 2 botões, a lapela deverá ser mais longa e fina, o que também ajuda a alongar. Tudo deverá seguir um padrão para que fique proportcional, como a camisa com colarinho curto e gravata na largura da lapela, caso contrário você pode arruinar a harmonia do traje e o efeito desejado vai por água abaixo.

Para os mais altos

Se você tem mesmo excesso de altura,  o tecido ideal para seu terno é o window pane, especialmente aquele que forma quadrados perfeitos com o cruzamento de suas linhas, e não retângulos. Isto vai causar a ilusão de de alargamento da silhueta e ao mesmo tempo, vai fazer você parecer um pouco mais baixo. A lapela do paletó deve ser mais larga, e o paletó deverá ter de 3 ou dois botões. Embora muita gente ache que o de três é muito fechado, outros pensam que o de dois botões cria lapelas muito longas que acabam fazendo o efeito inverso ao desejado. Na dúvida experimente os dois e veja qual te deixa com um visual mais proporcional, ressaltando as qualidades do seu biotipo.