COMPARTILHE

Germanic_shoe

Pode parecer estranho, mas você já parou para pensar na origem dos tênis que provavelmente está usando enquanto lê esse artigo? Os calçados surgiram unicamente com o objetivo de dar proteção aos pés em situações onde o solo não era nas melhores condições. Não há uma data exata sobre a criação dos calçados, já que desde a pré-história os humanos os usavam para caçar pelos mais diferentes terrenos. Além disso, a deusa grega Afrodite, era sempre retratada nua calçando sandálias, então não é possível dizer o ano certo em que se pensou em proteger os pés com algum material.

Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, a maior parte dos atletas competia e praticava a as suas atividades físicas descalços. No entanto, alguns deles começara a usar um calçado com couro macio para se exercitar. A novidade trouxe maior performance àqueles que competiam sem nada nos pés. Foi neste período em que os calçados foram cobiçados por todos.

Um dos grandes colaboradores para o desenvolvimento dos calçados foi a fábrica de pneus Charles Goodyear, que em 1839 encontrou um método para dar maior preservação para a borracha fabricada. Então essa tecnologia foi aplicada nos solados dos tênis, ainda feitos de couro. A novidade proporcionou aos usuários dos tênis mais leveza e a adoção da mesma tecnologia foi feita por diversas fábricas de calçados.

Já os tênis como conhecemos hoje surgiu no século 19, por volta do ano de 1860. Naquela época, o calçado era como usa sapatilha, usado em especial para a prática do ciclismo. A partir do ano de 1873, o tecido substituiu o couro. Os modelos já usavam cadarço para prendê-lo aos pés. Nesse ano os calçados ganharam o gosto de todos por ser uma alternativa leve e confortável para caminhar.

Percebendo a nova tendência que surgia na sociedade, em 1890 foi aberta a primeira fábrica especializada em tênis esportivos. Os modelos foram desenvolvidos ao longo dos anos seguintes e, em 1920, o Tênis Ked, desenvolvido nos Estados Unidos foi lançado, tornando-se um ícone de modernidade e sendo procurado por todos. No mesmo ano foi apresentado o primeiro tênis especial para a corrida. Ele era mais leve do que os convencionais.

Não houve muitas mudanças em questão de formato daquela época para o ano que vivemos agora. Os maiores diferenciais observados são o desenvolvimento de tecnologias para amortecimento e absorção de impacto para práticas de exercícios intensos. Em outras questões, principalmente os calçados esportivos, sofreram mudanças na aparência, variando cores, estilos, alturas, solados e materiais usados.

Será que o tênis terá ainda mais mudanças no futuro?