COMPARTILHE

Sublimação ou serigrafia: qual a melhor opção?

Quando você vai imprimir seu trabalho para estampar, poderão surgir dúvidas de qual seria a melhor opção e a Sun Special tentará te ajudar, pois a escolha vai depender de diversos fatores.

arte.jpg

Serigrafia, o que é?

A serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou um puxador através de uma tela previamente preparada. Essa tela normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um quadro de madeira, alumínio ou aço e o processo de ‘’gravação’’ da tela se dá pelo processo de fotossensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotossensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz.

Essa técnica é utilizada na impressão de variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

Fonte: Wikipedia

Pontos fortes

A serigrafia é a melhor opção quando, por exemplo, você tiver que estampar camisetas escuras. Se caso seu tecido não tiver no mínimo 80% de poliéster não adianta nem tentar sublimar, a melhor alternativa continua sendo a serigrafia.

Pontos fracos

O principal ponto fraco da serigrafia é a necessidade de se fazer grandes quantidades e a limitação de resolução e riqueza de detalhes.

Sublimação, o que é?

A sublimação é mais uma opção no processo de impressão e muito utilizada no mercado, também conhecida como transfer. A sublimação transfere para superfícies como porcelana, vidro, cerâmica, tecidos, entre outros, imagens ou artes gráficas. Para se fazer o transfer deve-se utilizar dois tipos de tintas: a sublimática e a pigmentada.

A tinta sublimática pode ser utilizada para diversos tipos de objetos como mouse pad, chinelos, azulejos, canecas, etc. Já a tinta pigmentada só pode ser utilizada em tecidos 100% algodão.

Fonte: Wikipedia

Pontos fortes

Riqueza de detalhes! Por ser uma técnica onde a arte final é impressa em uma impressora o resultado é muito melhor. E também tem a economia desta técnica que para fazer 1 ou 100 peças, seu custo fixo é muito parecido, sendo que na serigrafia exige um investimento um pouco maior fazendo com que o valor rateado entre as peças saia mais caro.

Pontos fracos

O destaque principal fica com a impressão em peças de malhas e tecidos claros e de poliéster. Mesmo que existam técnicas de sublimação que estampam peças escuras, elas ainda não possuem a mesma qualidade da serigrafia.

Existem outras técnicas no mercado, mas as mais utilizadas são essas. Agora é a sua vez de escolher qual a melhor opção e iniciar seus trabalhos!

Até a próxima!


 

E você, já conhece a linha de impressoras e prensas da Sun Special?

Acesse nosso site e confira todos os modelos e recursos, encontre uma revenda mais próxima e adquira já a sua! Sun Special – 30 anos de tradição e qualidade

Gostou do nosso conteúdo?
Inscreva-se em nossa lista de emails:
http://eepurl.com/NQYk5

Quer ficar por dentro das postagens mais legais de Costura (Dicas, Modas, Tecnologia)
http://blog.sunspecial.net.br

Que tal comprar sua Máquina de Costura Nova Industrial, Doméstica, Sapatas, calcadores e Acessórios?
http://www.sunspecial.net.br/revendas-sun-special/

Quer tirar dúvidas e participar de um clube legal?
Clude da Costura
http://www.facebook.com/groups/ClubedaCostura (Grupo)
http://www.facebook.com/sunspecial (Fan Page)

Visite nosso Instagram
http://www.instagram.com/sunspecialmaquinas

Veja as imagens mais legais também:
http://www.pinterest.com/sunspecial

Nosso canal de Vídeos no Youtube
http://www.youtube.com/SunSpecialMaquinas