COMPARTILHE

Tabela básica de costura: linhas, agulhas e tecidos.

A Sun Special montou especialmente para você uma tabela básica de costura! Aqui você encontrará quais são os tipos de tecidos indicados e as agulhas ideais para cada trabalho. Vamos começar?

Antes de qualquer coisa você precisa definir o que será o seu projeto, pois cada um exigirá um tecido diferente e conseqüentemente um tipo de linha, um tipo de agulha e tesoura. Então defina o seu projeto: uma roupa, uma colcha, uma toalha de mesa, etc.

Definindo o seu projetinho, vamos escolher quais materiais são necessários. A Sun Special pensando em facilitar ainda mais o seu trabalho montou uma tabelinha que você pode conferir logo abaixo:

Tabela-basica-de-costura-linha-tecidos-agulhas-sun-special

As linhas são divididas em duas classificações: naturais e sintéticas.

  • Linhas Naturais: são linhas de substrato natural e a mais utilizada hoje em dia é a de algodão. São feitas de matérias primas naturais, não possuem elasticidade como as sintéticas e se utilizadas no tecido errado podem arrebentar com o uso.
  • Linhas Sintéticas: são as linhas produzidas para suprirem as necessidades do mercado que exige linhas mais resistentes e elásticas e são feitas a partir de fibras sintéticas.

Mas aí você nos pergunta, o que devo levar em conta ao escolher a linha perfeita para o meu projeto? Existem alguns pontos que você deve considerar, tais como:

SUAVIDADE: se o seu projeto exigir tecidos finos e leves, busque por linhas bem lisas – para saber se a linha é lisa, passe-a no lábio (mas muito cuidado para não se machucar!); e projetos com tecidos mais grosso, utilize linhas grossas.

ELASTICIDADE: se o seu projeto exigir um tecido mais elástico, a sua linha também precisará ser. Faça o teste de elasticidade esticando o fio e medindo com uma fita ou régua até onde conseguir antes de arrebentar e depois faça a comparação com o tecido.

COR: você pode escolher combinar a cor da linha com a cor do seu tecido ou se utilizar um tecido xadrez ou listrado, uma dica da Sun Special é usar a linha da cor mais escura, pois com a cor mais escura você consegue disfarçar os detalhes da costura. Tudo vai depender do efeito que você quer dar!

FORÇA: a linha precisa ser tão forte quanto o tecido, senão irá arrebentar. Faça o teste de firmeza da linha tentando arrebentá-la com a mão (outra vez, cuidado para não se machucar!)

TEX: espessura da linha, quanto maior o TEX, mais grossa é e vice versa.

O mundo das agulhas também é outra coisa que nos exige atenção e um pouco de ajuda, pois existem muitas opções e isso pode deixar qualquer um maluco na hora deescolher. Mas vamos tentar te ajudar!

Em outro tópico abordaremos os tipos de agulhas e daremos algumas dicas importantes para que seu projeto saia perfeito!

Até a próxima!


 

Fique por dentro das dicas e do mundo da costura, curta nossa Fan Page e assine nossa newsletter.

E você, já conhece a linha de costura da Sun Special?

Acesse nosso site e confira todos os modelos e recursos, encontre uma revenda mais próxima e adquira já a sua! Sun Special – 30 anos de tradição e qualidade

Gostou do nosso conteúdo?
Inscreva-se em nossa lista de emails:
http://eepurl.com/NQYk5

Quer ficar por dentro das postagens mais legais de Costura (Dicas, Modas, Tecnologia)
http://blog.sunspecial.net.br

Que tal comprar sua Máquina de Costura Nova Industrial, Doméstica, Sapatas, calcadores e Acessórios?
http://www.sunspecial.net.br/revendas-sun-special/

Quer tirar dúvidas e participar de um clube legal?
Clude da Costura
http://www.facebook.com/groups/ClubedaCostura (Grupo)
http://www.facebook.com/sunspecial (Fan Page)

Visite nosso Instagram
http://www.instagram.com/sunspecialmaquinas

Veja as imagens mais legais também:
http://www.pinterest.com/sunspecial

Nosso canal de Vídeos no Youtube
http://www.youtube.com/SunSpecialMaquinas

Até a próxima!

COMPARTILHE
Artigo anteriorDesafio Bernina Brasil (Ficha de Interesse)
Próximo artigoCostureiras e o Mercado de Trabalho
Sun Special é uma empresa altamente especializada no comércio e na distribuição de máquinas de costura, corte, bordado, passadoria, peças de reposição e acessórios bem como outros materiais relacionados ao mundo da confecção. Nossas atividades iniciaram-se no ano de 1986 na cidade de São Paulo atendendo inicialmente ao mercado varejista.